CESAR FACIOLI IN CANCUN, MEXICO

Cancun, an amazing place.

That was the simple and objective definition that define our trip.
It all started in mid-September, when we decided to take a trip on our vacation. At first, as we would stay just a few days (8 days), we thought of traveling within Brazil itself, but right away we were fright, ticket prices and hotels were absurd, which left us very upset, and we understood why most of Brazilians who like to travel, know more other countries than their own homeland.
After a lot of researching and not liking anything, we started looking for places outside Brazil, and then we ran into Cancun. An attractive place by photos with a “cheap” price  for what is offered, and a hotel with all inclusive! We did not think twice, and we decided our trip right away.

==============================

Cancún, um lugar incrível.

Essa foi a definição simples e objetiva que defini a nossa viagem.
Tudo começou la em meados de setembro, quando decidimos fazer uma viagem em nossas férias. De início, como ficariamos pouco tempo (8 dias), pensamos em viajar dentro do Brasil mesmo, mas logo de cara levamos um susto, os preços das passagens e hotéis estavam um absurdo, o que nos deixou muito chateado, e entendemos o porque da maioria dos brasileiros que gostam de viajar, conhecem muito mais outros países, do que a sua própria terra natal.
Depois de muito pesquisar e nao gostar de nada, começamos a procurar lugares pra fora do Brasil, e logo demos de cara com Cancún. Um lugar atraente pelas fotos, com um preço “barato” pelo que é oferecido, e um hotel com All Inclusive! Não pensamos 2x, e decidimos a nossa viagem na hora!

==============================
Cancún, un lugar increíble.

Esa es la definición simple y objetiva que define nuestro viaje.
Todo comenzó en mediados de septiembre, cuando decidimos hacer un viaje en nuestras vacaciones. Al principio, como eran pocos días (8 días), pensamos en viajar dentro de Brasil, pero después nos llevamos un susto: los precios de los billetes y hoteles estaban absurdamente caros, y eso nos dió un bajón, y ahí entendimos por qué la mayoría de brasileños a los que les gusta viajar, conocen más otros países que su propia tierra natal.
Después de investigar mucho y no gustarnos nada, empezamos a buscar lugares fuera de Brasil, y así fue como dimos de cara con Cancún- Un lugar atrayente por las fotos, con un precio “barato” para lo te ofrece, y un hotel con todo incluído! No lo pensamos dos veces y decidimos ese viaje al momento!

10982447_10206268224244801_988770917307909382_n My beautiful picture

The hotel we stayed at was the Grand Park Royal, a very well located hotel, about 20 minutes from downtown by walk.
Before talking about the hotel, I have to mention the hospitality of the Mexicans. Cancun, historically, was created for Americans, as a “Summer City”, as it is only 1hr flight from Miami. But over the years, other countries have also come to visit the place, which also has many foreign working in hotels, restaurants, etc.
If you speak one of the three “basic”  languages, English, Spanish, or Portuguese, you’ll do very well there. As I said to my girlfriend, “Even the guy who sells hammock on the beach speaks English and Portuguese.”

==============================

O hotel que ficamos foi o Grand Park Royal, um hotel muito bem localizado, a aproximadamente 20 minutos do centro, isso indo a pé.
Antes de falar do hotel, não posso deixar de falar da hospitalidade dos mexicanos. Cancún, historicamente, foi criada para os americanos, como uma “cidade de verão”, pois está a apenas 1h de vôo de Miami. Mas com o passar dos anos, outros países também passaram a visitar o lugar, que também tem muitos estrangeiros trabalhando, nos hotéis, restaurantes, etc.

Se voce falar uma das 3 linguas “básicas” mundiais, inglês, espanhol, ou português, voce vai se dar muito bem lá. Como eu dizia para a minha namorada, “até o cara que vende rede na praia fala inglês e português”.

==============================
El hotel en el que nos quedamos fue el Grand Park Royal, un hotel muy bien localizado, a aproximadamente 20 minutos del centro, eso yendo a pie.
Antes de hablar del hotel, no puedo olvidarme de hablar sobre la hospitalidad de los mexicanos. Cancún, históricamente, fue creada para los americanos, como una “ciudad de verano”, ya que está a solo 1 hora de vuelo desde Miami. Pero con el paso de los años, otros países también pasaron a visitar el lugar, que también tiene muchos extranjeros trabajando en los hoteles, restaurantes, etc.

Si hablas alguna de las 3 lenguas “básicas” mundiales, inglés, español o portugués, no vas a tener ningún problema allí. Como le decía a mi novia, “hasta el hombre que vende hamacas en la playa habla inglés y portugués”.

11057809_10206410369398341_8525186675478790193_n

praia de tulum, ao fundo, a linha preta bem em cima do mar é um recife de corais My beautiful pictureAnother point that caught my attention was the ease of getting around. Cancun is just an avenue of 25km. Thus any bus that you take, takes you to the whole island, and to go back, just get the same bus in the opposite direction, crossing the street.

==============================

Outro ponto que me chamou muita atenção foi a facilidade de se locomover. Cancún é praticamente uma avenida de 25km. Dessa forma qualquer ônibus que voce pega, te leva para a ilha toda, e para voltar, basta pegar o mesmo ônibus, no sentido contrário, atravessando a rua.

Otro punto que me llamó mucho la atención fue la facilidad para moverte. Cancún es prácticamente una avenida de 25 km. De esa forma, cualquier autobús que te coge en un punto te lleva por toda la isla, y para volver solo tienes que coger el mismo autobús en sentido contrario, cruzando la calle.

rua das baladas, em frente a cocobongo

The hotel is magnificent, the hotel members are really there to make your trip happen as best as possible. They offer a variety of drinks, lunches, dinners and breakfasts with variety of foods from many different countries, all include.

Our hotel had hosted many Brazilians, and as soon as we arrive, we were looking for information with some people that were there some days already, asking about which places are nice to visit, tours, etc.

==============================

O hotel é magnífico, os membros do hotel realmente estão la para fazer sua viagem acontecer da melhor forma possível. Eles oferecem diversas bebidas, almoços, jantares, e cafés da manhã com diversidade de comidas de vários países diferentes, tudo all inclusive.

O nosso hotel contava com muitos brasileiros hospedados, e logo que chegamos procuramos nos informar com alguns que ja estavam ali alguns dias, perguntando sobre quais lugares são legais para visitar, passeios, e etc.

El hotel es magnífico, los miembros del hotel están allí realmente para hacer que tu viaje sea lo mejor posible. Te ofrecen una variedad de bebidas, comidas, cenas y desayunos con diversidad de comidas de varios países diferentes, todo incluído.

Nuestro hotel tenía muchos brasileños hospedados, y en cuanto llegamos intentamos informarnos con algunos que ya estaban allí hacía algunos días, preguntándoles cuales son los mejores lugares para ir, excursiones, etc.

frente do hotel a noite vista do quarto do hotel

parte de tras do hotel ao entardecer

The options there are many, to do all that they offer, you have to stay for about 15 days at least. We arrived on a Thursday night, and friday, after talking to the Brazilians, we bought our packages.

On Saturday we went to Tulum, a city of Mayan architecture, approximately 600 years ago. It is a “reduced” walk of Chichen Itza, since some Brazilian told us that a entire day at the ruins is very tiring.

==============================

As opções lá são muitas, para fazer tudo o que eles oferecem, você tem que ficar por uns 15 dias pelo menos. Nós chegamos em uma quinta-feira a noite, e já na sexta, depois de conversar com brasileiros, fechamos os nossos pacotes.

Já no sábado fomos para Tulum, uma cidade de arquitetura maia, de aproximadamente 600 anos atras. É um passeio “reduzido” da Chichen Itza, ja que alguns brasileiros falaram para nós que um dia todo nas ruínas fica muito cansativo.

Las opciones de allí son muchas, para hacer todo lo que ellos ofrecen, tienes que quedarte allí por lo menos 15 días. Nosotros llegamos un jueves por la noche, y ya el viernes, después de conversar con brasileños, cerramos nuestras excursiones.

El sábado fuimos a Tulum, una ciudad de arquitectura maya de aproximadamente 600 años. Es un papseo “reducido” de Chichen Itza, ya que algunos brasileños nos dijeron que todo un día en las ruínas acaba siendo muy cansado.

10989235_10206536789438763_4827486531475307617_n 11071494_10206480404109165_199035820638215184_n

ruinas de tulum, casa de reunioes e decisoes importantes

mirantes em tulum My beautiful picture

We were down there for four hours, and then we took our things and went to visit one of the 6000 Cenotes that are scattered throughout Mexico. Cenotes. The Cenotes are the result of a rock collapse, that expose groundwater, turning into a “lake”.

==============================

Ficamos por lá umas 4 horas, e depois pegamos nossas coisas e fomos visitar um dos 6 mil Cenotes que estão espalhados pelo México. Cenotes. Os Cenotes são o resultado de um colapso de rochas, que acabam expondo as águas subterrâneas, transformando-se em um “lago”.

Nos quedamos allí unas 4 horas, y después cogimos nuestras cosas y fuimos a visitar uno de los 6 mil cenotes que hay en todo México. Cenotes. Los cenotes son el resultado de un colapso de piedras, que acaban exponiendo las aguas subterráneas, transformándose en un “lago”.

1622170_10206345130927420_1702540535952311209_n 10994583_10206341948807869_3510685676149178610_n

My beautiful picture

The water is very clear and you can dive without any equipment. They offer you a mini life jacket to put on the waist, more for security reasons, and this type of vest also helps you float to see the fishes, rocks, etc.

After the cenote, we went to Playa Del Carmen, one of the most famous beaches in Cancun. The beach itself, as well as all of the island is beautiful, white sand, really good hotels, and great restaurants.

==============================

A água é muito transparente e da pra mergulhar tranquilo sem nenhum equipamento. Eles te oferecem um mini-colete salva-vidas para colocar na cintura, mais por questões de segurança mesmo, e esse tipo de colete também te ajuda a boiar para ver os peixes, rochas, etc.

Depois do Cenote, fomos para Playa Del Carmen, uma das praias mais famosas de Cancún. A praia em si, assim como todas da ilha, é maravilhosa, areia branca, hotéis sensacionais, e restaurantes ótimos.

El agua es muy transparente  y da para bucear tranquilamente sin ningún equipamiento. Te ofrecen un mini chaleco salvavidas para colocar en la cintura, pero es por cuestión de seguridad, y ese tipo de chaleco también te ayuda a flotar para ver los peces, rocas, etc.

Después del Cenote, fuimos a Playa del Carmen, una de las playas más famosas de Cancún. La playa en sí, como todas las de la isla, es maravillosa, arena blanca, hoteles increíbles, y restaurantes muy buenos.
panoramica praia do hotel panoramica de uma das praias de cancun

We had lunch at a traditional restaurant there, the “La Parrilla”. Surely we chose two dishes, the Fajitas, which are pieces of meat, chicken and fish with chili, tacos, typical sauces, and Enchiladas, which is a corn pancake, stuffed with beef, beans, chicken, topped with sauce and grated cheese.
In reality the food is phenomenal and unlike any Mexican restaurant that I visited here in São Paulo.

==============================

Aproveitamos para almoçar em um restaurante tradicional por lá, o “La Parrilla”. Com certeza optamos por 2 pratos típicos, as Fajitas, que são pedaços de carne, frango, e peixe, com pimentão, tacos, e molhos típicos, e as Enchiladas, que é uma panqueca de milho, recheada com carne de vaca, feijões, frango, cobertos com molho e queijo ralado.

Realmente a comida é sensacional, bem diferente de qualquer restaurante mexicano que ja visitei aqui em São Paulo.

Como la em Cancún faz muito calor, optamos por intercalar os dias de passeio. Sendo assim, no domingo descansamos e aproveitamos a piscina do hotel.

Aprovechamos para comer en un restaurante tradicional de allí, “La Parrilla”. Obviamente optamos por dos platos típicos, las Fajitas, que son trozos de carne, pollo y pescado, con pimiento, tacos y salsas típicas, y las Enchiladas, que es una panqueca de maíz, rellena de carne de vaca, frijoles, pollo, cubiertos con salsa y queso rayado.

La comida es realmente buena, muy diferente a la de cualquier restaurante mexicano de los que fui en São Paulo.

Como allí en Cancún hace mucho calor, optamos por intercalar los días de excursiones. Así que el domingo descansamos y aprovechamos la piscina del hotel.

My beautiful picture

On monday we left for the most amazing tour of all, Dolphin Paradise. It is the most expensive but it’s worth, we took the VIP package, which gave us the right to 1h interaction with a couple of dolphins, led by a coach. The animals are amazing, very intelligent and docile. The photos were amazing, and when we finished, the feeling was wanting to come back all the time.

==============================

Na segunda partimos para o passeio mais incrível de todos, o Dolphin Paradise, o paraíso dos golfinhos. É o mais caro mas o que mais vale a pena, pegamos o pacote vip, que nos deu direito a 1h de interação com um casal de golfinhos, guiados por um treinador. Os bichos são incríveis, muito inteligentes e dóceis. As fotos ficaram incríveis, e quando saímos de lá, a sensação foi de querer voltar a toda hora.

El lunes fuimos al paseo más increíble de todos, el Dolphin Paradise, el paraíso de los deslfines. Es el más caro, pero el que más vale la pena, cogimos el pack VIP, que nos dio directo para 1 hora de interacción con una pareja de delfines, guiados por un entrenador. Los bichos son increíbles, muy inteligentes y dóciles. Las fotos quedaron increíbles, y cuando salimos de allí, la sensación era de querer volver a todas horas.

golfinhos2 golfinhos

Along with the Dolphin Paradise, we had the Garrafon Park included in the tour. It is located in Isla Mujeres, which in our opinion, was the most amazing and beautiful place we visited. The Garrafon park offers snorkeling, tyrolean upon the sea, infinity pool, jacuzzis, and a wonderful restaurant.

==============================

Junto com o Dolphin Paradise, tinhamos o Parque Garrafón incluso no tour. Ele fica localizado na Isla Mujeres, que na nossa opnião, foi o lugar mais incrível e bonito que visitamos. O parque garrafón oferece mergulho com snorkel, tiroleza em cima do mar, piscina com borda infinita, jacuzzis, e um restaurante incrível.

Junto con Dolphin Paradise, teníamos el Parque Garrafón incluido en el tour. Está localizado en la Isla Mujeres, que en nuestra opinión, fue el lugar más increíble y bonito que visitamos. El parque garrafón ofrece buceo con todo el equipamiento, tiroleza sobre el mar, piscina con borde infinito, jacuzzis, y un restaurante increíble.

napass

Our tour was all included in both the Garrafon park, and in both ways shuttle and boat ride. I take this opportunity to give a hint …. Tequila and boat do not match! Explosive combination to arrive at the hotel, and the consequences were dramatic!

==============================

O nosso tour era tudo inclusivo, tanto no parque garrafón, quanto no traslado ida e volta de barco. Aproveito para dar uma dica…. Tequila e barco nao combinam! Combinação explosiva ao chegar no hotel, e as consequências foram drásticas!

Nuestro tour era todo incluido  tanto el parque garrafón como el traslado ida y vuelta de barco. Aprovecho para darte un consejo: Tequila y barco no combinan! Combinación explosiva al llegar al hotel, y las consecuencias fueron drásticas!

My beautiful picture

The night of the island is very exciting, all the nightclubs are on the same street. In one day we went to Senor Frogs, with a couple of Brazilians. The bar is well stirred, with shows, presentations, and interaction with the audience. We were served by a crazy waiter, who drank with us all the drinks that we order, the guy came out of the work fucked up.

==============================

A noite da ilha é muito agitada, todas as baladas estão na mesma rua e praticamente no mesmo quarteirão. Em um dia fomos ao Señor Frogs, com um casal de brasileiros. O bar é bem agitado, com shows, apresentações, e interação com a platéia. Fomos atendidos por um garçom doidão, que virava com a gente todos os drinks que nós pediamos, o cara saiu chapado do trabalho.

La noche de la isla es muy agitada, todas las discotecas están en la misma calle, y prácticamente en la misma cuadra. Un día fuimos al Señor Frogs, con una pareja de brasileños. El bar tiene mucha vida, con espectáculos, presentaciones e interacción con el público. Fuimos atendidos por un camarero loco, que bebía con nosotros todas las bebidas que pedíamos, el tío salió colocado del trabajo.

sr frogs cancun

rua das baladas, em frente a cocobongo

We couldn’t leave without going to the very famous CocoBongo, the best nightclub in Cancun. It is totally different from any nightclub I ever went, both in interior decoration, which has a giant screen, as the shows, attractions, etc.

Almost all the nightclubs are open bar, so the only “concern” is the fun. In CocoBongo we stayed in the cabin, with a place to sit, and several waiters distributing any type of drink you want.

==============================

Nao poderiamos deixar de conhecer a famosíssima CocoBongo, a melhor balada de Cancún. É totalmente diferente de qualquer balada que ja conheci, tanto na decoração interna, que tem um telão gigante, quanto aos shows, atrações, e etc.

Quase todas as baladas são open bar, então a unica “preocupação” é com a diversão. Na CocoBongo nós ficamos no camarote, com lugar pra sentar, e varios garçons distribuindo todo o tipo de bebida que voce quiser.

No podíamos dejar de conocer la famosísima CocoBongo, la mejor discoteca de Cancún. Es totalmente diferente de cualquier discoteca que conocí en mi vida, tanto en la decoración interna, que tiene una pantalla gigante, como en sus espectáculos, atracciones, etc.

Casi todas las discotecas son barra libre, así que la única “preocupación” es con la diversión. En la CoocoBongo estuvimos en el reservado, con lugar para sentarnos, y varios camareros repartiendo todo tipo de bebida que quieras.

cocobongo 2 cocobongo

The experience was amazing, and after doing some other trips we have in mind, of course, Cancun is a place that we would like come back. It is a perfect city for tourism, everything is very close, easy communication, transportation, restaurants, beaches, hotels, all amazing, and a lot of options. Everything very positive and I recommend this place to everyone!

==============================

A experiência foi sensacional, e depois de fazer algumas outras viagens que temos em mente, com certeza, Cancún é um lugar que gostariamos muito de voltar. É uma cidade perfeita para turismo, tudo é muito perto, fácil comunicação e locomoção, restaurantes, praias, hotéis, tudo incrível, e muitas opções. A recomendação é muito positiva e indicaremos esse lugar a todos!

La experiencia fue sensacional, y después de hacer algunos otros viajes que tenemos en mente, seguro, Cancún es un lugar al que nos gustaría mucho volver. Es una ciudad perfecta para turismo, todo está muy cerca, con fácil comunicación y transporte, restaurantes, playas, hoteles, todo increíble, y muchas opciones. La recomendación es muy positiva y vamos a recomendar ese lugar a todos!

10982036_966636350036800_8322978699999658510_n

Many thanks to my longtime friend, Mr Loiz, for the place here.

That’s it guys, thanks !!

==============================

Muito obrigado ao meu parceiro de longa data, Mr Loiz, pelo espaço cedido!

É isso ai galera, valeu!!

Muchas gracias a mi amigo de siempre, Mr Loiz, por el espacio cedido!